"Vocês não sabem que dentre todos que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre."
(1Coríntios9:24-25)
Os jogos olímpicos tiveram início na Grécia antiga, muito antes de Cristo, e eram muito populares entre o povo grego. Sendo Coríntio uma cidade grega, o apóstolo Paulo utiliza-se do esforço dos esportistas para conseguir, na época, a coroa de louros, como comparativo em relação aos esforços que temos que ter, para com o Evangelho, para conseguirmos a coroa da vida.
É interessante pensarmos nisso. Um corredor, ou um esportista qualquer, se dedica durante anos de sua vida, investindo dinheiro, tempo e esforços, dias a fio, para um único momento, que para um corredor não dura mais que 5 minutos. A maior luta de um esportista não é contra seus adversários, mas sim contra si mesmo, sabendo que se der o melhor de si terá chances de conseguir a vitória.
O mesmo pode se falar em relação, no meu caso, as artes: muitas vezes passo dias estudando um trecho difícil de uma música, vendo a digitação, tocando mais lento, juntando as partes, até conseguir executa-lo com precisão e segurança, para poder toca-lo no dia da apresentação. É muita a dedicação e o esforço necessário. Um exemplo disso é uma reportagem que vi uma vez com um guitarrista famoso, onde perguntaram-lhe qual o segredo de seu talento, ele disse: "Oito horas de estudos por dia, sem final de semana!"
Muitas coisas da vida são assim, inclusive o Evangelho: Paulo compara todo esse esforço com o esforço que temos que ter em nossa vida cristã. Temos que diariamente nos preparar para o dia do nosso encontro com Jesus, sabendo que, diferente de uma competição esportiva ou apresentação artística, esse dia não tem data marcada. E assim como deixar de tocar, dançar, treinar enferruja a pessoa, assim também é com a nossa vida espiritual. Então, como diz o apóstolo, que prossigamos "para o alvo a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial em Cristo Jesus" (Filipenses3:14). Boa Tarde!

Nenhum comentário:
Postar um comentário