sábado, 14 de junho de 2014

A Igreja deve sair do mundo?


"[...] não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais desse mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idolatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair do mundo. Mas [...] qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idolatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas não deve nem comer." (1 Coríntios 5:9-11)

O trecho acima da carta de Paulo aos coríntios mostra uma questão muito interessante: o dever do cristão não associar-se com pessoas imorais. Porem, vamos ver quem, segundo Paulo, são os imorais com os quais não nos devemos associar.
Primeiramente, vemos o fato dele não estar se tratando dos "imorais desse mundo" mas sim dos que "dizendo-se irmãos" são imorais. O verdadeiro imoral é aquele que, se auto denomina cristão, mas que nega a Cristo em seu testemunho, praticando as coisas que Paulo lista no verso. Em segundo, o apóstolo explica que seria necessário "sair do mundo" para não ter contato com os "imorais desse mundo". E, na paranoia de querer ser diferente do mundo, muitas igrejas estão tentando realmente sair dele! O caso mais extremo que conheço é o grupo religioso norte americana dos Amish, que para "sair do mundo", os cristãos amish vivem em comunidades em fazendas sem contato com nenhum tipo de tecnologia (sem TV, carro, computador, celular, cartão, nada!) e sem nenhum contato com os "imorais desse mundo". Mas não para nos EUA, muitos ramos teológicos brasileiros seguem também por esse caminho! Mas um questionamento importante: será que é para isso que Jesus fez a igreja? Jesus mesmo diz no evangelho de Mateus "vocês são a luz do mundo [...] ninguém acende uma candeia e coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca no lugar apropriado, e assim ilumina todos os que estão na casa." (Mateus 5:14-15). Colocar a Igreja de Cristo em um lugar isolado do mundo é a mesma coisa de acender uma vela (candeia) debaixo de uma vasilha! O lugar certo da Igreja e no meio do mundo onde possa "iluminar todos que estão na casa". Podemos ainda ver na oração de Jesus no evangelho de João "Não rogo que os tire do mundo, mas que os proteja do Maligno" (João 17:15). Deus não quer que saiamos do mundo mas que sejamos "sal da terra" e "luz do mundo"! Ser sal e luz apenas dentro da igreja e como ser sal no saleiro e lâmpada ligada ao meio dia! O próprio Cristo comeu com os "publicanos e pecadores" na passagem de Mateus 9, enquanto Paulo nos alerta dos imorais que se dizem irmãos que "com tais pessoas não devemos nem comer". Que possamos aprender que nosso dever não é isolarmo-nos dentro de nossos templos, mas que possamos refletir a boa luz de Cristo ao mundo! Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário