quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Falar e fácil, ouvir é difícil

"O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos" (Provérbio18:2)

Com a internet o que mais vemos são pessoas expressando suas opiniões, falando o que acham sobre os mais determinados assuntos. Em nossas linhas do tempo do Facebook temos uma cachoeira dos mais diversos tipo de informações, debates, argumentos, e muito mais agora que estamos em época de eleição.
Mas outra coisa também que encontramos com frequência, dentro e fora da rede, e até em nós mesmo, é a dificuldade de considerarmos as argumentos conflitantes com os nossos. E ai que chegamos ao verso exposto acima.
O livro de Provérbios utiliza em sobremodo antíteses entre o tolo e o sábio, e no texto que extraímos não é diferente. O texto refere o tolo como alguém que tem prazer em "expor seus pensamentos" mas não no "conhecimento" em si. São aquelas pessoas que entram em um debate para convencer a outra pessoa do que acha que é a verdade, mas não ouve nada do que a outra pessoa argumenta. Muitas vezes já fui tolo no sentido desse texto! E é interessante o que a Bíblia diz a esse respeito, levando em conta a inversão de valores da sociedade: aquele que argumenta sem dar valor a opinião alheia se acha mais sábio, porém, segundo a Bíblia, é o tolo. Temos que aprender a ouvir e compreender as pessoas, ainda mais nós, cristãos, por conhecermos a Verdade, muitas vezes achamos que a verdade dos outros é inútil e indigna de ser refletida. Será que não podemos aprender nada com os budistas, por exemplo? Em um dos meus posts de abril, "Amor: o maior dom", conto a história que passei no ponto de ônibus da fracassada tentativa de um homem cristão de evangelizar uma mulher budista, e como a situação terminou tensa, por conta do homem simplesmente ignora-la sobre sua verdade, unicamente tentando provar que seus argumentos estavam corretos.
Outra coisa que também podemos citar é a dificuldade de ouvirmos criticas positivas. Na verdade, acho que toda crítica que chega aos ouvidos humanos, já chega com um gosto negativo, independente de realmente a ser. Temos que aprender a ouvir nossos erros sem darmos uma justificativa logo em seguida, aprendermos a dizer, simplesmente, "eu errei" ou "eu me enganei". Até por que esse atributo se aplica também ao nosso relacionamento com Deus, e aprender a entender a repreensão do próximo talvez nos ajude entender a de Deus!
Temos que aprender a ouvir, e não só ouvir, mas compreendermos os outros. Considerar realmente o que o outro fala não somente como "algo que vou concordar para não perder a amizade", mas como algo que pode te ajudar para a sua edificação pessoal, espiritual, intelectual, etc. E você se não concordada com que eu escrevi, poste nos comentários, e eu por minha vez, tentarei não ser tolo nesse sentido, e sim sábio, pois, como diz o próprio livro de Provérbios "Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará, repreenda o sábio, e ele o amará" (Provérbios 9:8). Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário