quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O problema da "boa" profecia


"Amém! Que assim faça o Senhor! [...] Entretanto, ouça o que tenho a dizer a você e a todo povo: Os profetas que precederam a você e a mim, desde os tempos antigos, profetizaram guerra, desgraça, e pestes contra muitas nações e grandes reinos. Mas o profeta que profetiza prosperidade será reconhecido como verdadeiro enviado do Senhor quando aquilo que profetizou  se realizar." (Jeremias28:6,8-9)

 O texto acima extraído relata a frase de Jeremias para seu "rival", o pseudo profeta Hananias, que estava profetizando prosperidade para o povo de Israel, como resposta aos tempos de crise que o povo passava após o cativeiro babilônico. Essa resposta de Jeremias pode nos trazer uma grande reflexão sobre a profecia, e como ela é tratada nos tempo atuais.
Em praticamente todo o livro de Jeremias, vemos que o profeta é desacreditado pela sua pregação de que Israel deveria se submeter à Babilônia, por causa da fé cega dos israelitas de que era impossível alguém tocar na "terra prometida", e que, mesmo durante o momento crise,  Deus iria se levantar e salva-los. Para piorar tudo, agora Hananias profetizava que realmente todo o momento de crise ia passar, desconstruindo todo o trabalho que Jeremias tinha feito. Mas Jeremias, como verdadeiro homem de Deus que era, solbe responder a altura.
Primeiramente, Jeremias apoiou Hananias, pois, apesar de pregar a desgraça da nação, não era a vontade de Jeremias que isso acontecesse, e sim que os tempos difíceis tivessem fim. Porem Jeremias sabia que tinha recebido uma revelação de Deus que as coisas ruins aconteceriam e, a não ser que todo o povo tivesse realmente se arrependido, a profecia de Hananias parecia muito suspeita.
Jeremias então, alerta seu colega que, as profecias que ocorreram antes deles sempre foram de "guerras, desgraças, e pestes", demonstrando que não era tão comum a sim a profecia de prosperidade. E é verdade! Se lermos os profetas bíblicos vemos que a grande maioria deles profetizavam coisas ruins, por que esses tipos de profecias foram necessários para que o povo de Deus se arrependesse, e se aproximasse mais Dele. A profecia de prosperidade dá consolo, porem não é tão importante quanto a outra.
Infelizmente a igreja atual corre atrás de boas profecias, mas será que é isso mesmo que Deus quer que ouçamos? E sabendo disso, muitos Hananias modernos profetizam falsamente maravilhas para ganhar a graça da comunidade, sem se preocupar se é realmente isso que a ela precisa ouvir.
Outro alerta que Jeremias lança para Hananias é o de que só após o comprimento da profecia de prosperidade o profeta será reconhecido. Quantas profecias de prosperidade já vimos não se cumprindo? Infelizmente pregadores laçam profecias como se fossem balas, para a congregação, sem saber a seriedade da coisa. A falso profeta no Velho Testamento era tratada com severidade, até pela consequência que a falsa profecia podia trazer: ela levou a morte o jovem profeta (1 Reis 13), o rei Acabe (2 Cronicas 18), e agora levaria o povo a desacreditar da palavra de Deus dita por Jeremias.
E um dever da Igreja estar alerta a falsa profecia, principalmente quando essa vem em um bonito embrulho. Ensinar que não é só por que eu quero bem a um irmão, ou por que eu "senti", que vou profetizar algo bom para ele. Ensinar que as profecias de gravar CD, casamento tem um grande potencial de não serem verdadeiras. E o pior de tudo é que, assim como Israel não reconheceu Jeremias, muitas vezes preocupados com a falsa profecia, deixamos de reconhecer a verdadeira! No caso da história de Jeremias, a falsa profecia levou a morte do profeta e incentivou a rebeldia de Israel, mesmo, aos olhos dos homens, sendo uma boa profecia. Lembremos do que disse Jesus que "e numerosos falsos profetas surgirão e enganaram a muitos" (Mateus24:11).
Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário